
Declaração Universal dos Direitos do Homem

Comemorou-se ontem, 3 de Dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Tal como já vem sendo habitual, o Grupo de Jovens de Vila Chã do Marão preparou-se para comemorar no passado dia 31 de Outubro, a Noite das Bruxas, com a decoração a rigor do Centro Comunitário.
A noite do dia 31 de Outubro foi inquietante para as gentes da freguesia de Olo e de Vila Chã do Marão, que foram surpreendidas por grupos de crianças e jovens dos respectivos Espaços Jovem, que, desafiando o medo da noite, e caracterizados a rigor (bruxas, vampiros…) percorreram os caminhos destas aldeias, batendo a todas as portas, pedindo guloseimas.
Hoje comemora-se o Dia Internacional da Dança.
Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas tratou-se de uma revolução pacífica, sem a violência habitual das revoluções. 
O povo ofereceu flores, cravos vermelhos, aos militares que os puseram nos canos das armas, e que se tornaram, assim, o símbolo da revolução.
O povo português fez este golpe de estado porque estava descontente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar.
Portugal vivia então uma ditadura, uma forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
As pessoas não podiam expressar livremente as suas ideias e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.
Até que um dia, os soldados sairam à rua e com eles todo o povo...
...para em conjunto reconquistarem a LIBERDADE!
Sabias que hoje se comemora em todo o mundo o Dia Mundial da Terra?
Neste certame, poderás encontrar trabalhos sobre o Rio Olo elaborados pelos ATL's de Vila Chã e Fridão, pelo Ciberespaço de Olo, Espaço Jovem (Ribeira), Grupo de Jovens de Vila Chã, Infantário Fraldas do Marão e pelo Centro de Convívio de Vila Chã, a par de uma interessante exposição fotográfica.
Não percas, visita-nos!



As "portas" estão contudo sempre abertas à colaboração de todos os interessados. Contamos contigo!